Todos sabemos a importância do desporto para a formação e hábitos de cooperação e disciplina dos jovens e para a promoção de vida saudável.
A costa fluvial e marítima do nosso concelho e da nossa União de freguesias inspirou a criação da Estação Náutica de Oeiras, no âmbito do programa “Oeiras Mar 2030”, a que a UFOPAC aderiu em Abril de 2025. Uma das suas vertentes são os desportos náuticos.
Um dos equipamentos principais da Estação Náutica de Oeiras é a Marina de Oeiras que, para além de um porto de abrigo para embarcações e para actividades económicas relacionadas (restauração, abastecimento, equipamento e material náutico), é também um importante centro de desportos náuticos. Na Marina estão sediados e treinam habitualmente 1 clube de vela, 2 clubes de canoagem de mar e 1 de canoa hawaiana. Nesses clubes há campeões nacionais e ate alguns que disputam provas ao nível mundial, como é o caso da canoagem de mar.
Num qualquer fim de semana, sábado e domingo, estarão a treinar e a usar as instalações da Marina cerca de 50/60 atletas, sendo esse número muito maior quando há regatas de qualquer destes desportos, trazendo tripulações de vários clubes. Acresce ainda que as instalações também são utilizadas por praticantes de caça submarina.
Para os cerca de 50/60 atletas (vários dos quais crianças) que ali treinam durante a semana e sobretudo nos fins de semana e demais utilizadores, a Marina dispõe de um balneário provisório, instalado em 2 contentores, já com sinais de degradação, contando apenas com 2 chuveiros para homens, e outros tantos para mulheres. O sistema de aquecimento da água é, porém, o que gera mais queixas por parte dos praticantes, pois o cilindro de aquecimento permite apenas cerca de 20 banhos quentes. Como se imagina, para quem sai do rio completamente molhado e frio, chegar à Marina e não conseguir tomar um banho quente é devastador e provoca baixa de entusiasmo e mesmo algumas desistências da prática destes desportos. Além disso, estas instalações dão uma imagem algo terceiro-mundista das condições em que se praticam desportos náuticos na Marina de Oeiras.
Dispor de balneários com condições e dignidade é um mínimo que a Marina de Oeiras deve oferecer a quem procura praticar, divulgar e promover os desportos náuticos no nosso município. É o que acontece com vários clubes, em concelhos com menos recursos financeiros e em que se encontram instalações superiores às da nossa Marina.
Sendo esta situação insustentável pelo menos para quem pratica desportos náuticos a partir da Marina de Oeiras a Assembleia de Freguesia da UFOPAC delibera recomendar à Câmara Municipal de Oeiras:
1. A urgente substituição do sistema de aquecimento de água dos balneários da Marina de Oeiras por outro mais eficiente e adequado ao número de atletas e outros utilizadores;
2. Ponderar a construção, logo que possível, de novos balneários com um nível de conforto pelo menos equivalente aos existentes na pista de canoagem do Jamor.
Oeiras, 8 de Fevereiro de 2026
Francisco Melo Albino
Membro da Assembleia de Freguesia da UFOPAC
