Menu Fechar

Proposta de Recomendação – Sobre os desportos náuticos na Marina de Oeiras

 Todos sabemos a importância do desporto para a formação e hábitos de cooperação e disciplina dos jovens e para a promoção de vida saudável. 

A costa fluvial e marítima do nosso concelho e da nossa União de freguesias inspirou a criação da Estação Náutica de Oeiras, no âmbito do programa “Oeiras Mar 2030”, a que a UFOPAC aderiu em Abril de 2025. Uma das suas vertentes são os desportos náuticos. 

Um dos equipamentos principais da Estação Náutica de Oeiras é a Marina de Oeiras que, para além de um porto de abrigo para embarcações e para actividades económicas relacionadas (restauração, abastecimento, equipamento e material náutico), é também um importante centro de desportos náuticos. Na Marina estão sediados e treinam habitualmente 1 clube de vela, 2 clubes de canoagem de mar e 1 de canoa hawaiana. Nesses clubes há campeões nacionais e ate alguns que disputam provas ao nível mundial, como é o caso da canoagem de mar. 

Num qualquer fim de semana, sábado e domingo, estarão a treinar e a usar as instalações da Marina cerca de 50/60 atletas, sendo esse número muito maior quando há regatas de qualquer destes desportos, trazendo tripulações de vários clubes. Acresce ainda que as instalações também são utilizadas por praticantes de caça submarina. 

Para os cerca de 50/60 atletas (vários dos quais crianças) que ali treinam durante a semana e sobretudo nos fins de semana e demais utilizadores, a Marina dispõe de um balneário provisório, instalado em 2 contentores, já com sinais de degradação, contando apenas com 2 chuveiros para homens, e outros tantos para mulheres. O sistema de aquecimento da água é, porém, o que gera mais queixas por parte dos praticantes, pois o cilindro de aquecimento permite apenas cerca de 20 banhos quentes. Como se imagina, para quem sai do rio completamente molhado e frio, chegar à Marina e não conseguir tomar um banho quente é devastador e provoca baixa de entusiasmo e mesmo algumas desistências da prática destes desportos. Além disso, estas instalações dão uma imagem algo terceiro-mundista das condições em que se praticam desportos náuticos na Marina de Oeiras. 

Dispor de balneários com condições e dignidade é um mínimo que a Marina de Oeiras deve oferecer a quem procura praticar, divulgar e promover os desportos náuticos no nosso município. É o que acontece com vários clubes, em concelhos com menos recursos financeiros e em que se encontram instalações superiores às da nossa Marina. 

Sendo esta situação insustentável pelo menos para quem pratica desportos náuticos a partir da Marina de Oeiras a Assembleia de Freguesia da UFOPAC delibera recomendar à Câmara Municipal de Oeiras: 

1. A urgente substituição do sistema de aquecimento de água dos balneários da Marina de Oeiras por outro mais eficiente e adequado ao número de atletas e outros utilizadores; 

2. Ponderar a construção, logo que possível, de novos balneários com um nível de conforto pelo menos equivalente aos existentes na pista de canoagem do Jamor. 

Oeiras, 8 de Fevereiro de 2026 

Francisco Melo Albino 

Membro da Assembleia de Freguesia da UFOPAC 

Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024