Proposta Iniciativa Liberal
ENQUADRAMENTO
Ser Liberal é, acima de tudo, procurar garantir que ninguém seja deixado para trás. A inclusão é uma bandeira liberal, porquanto sinaliza o imperativo de igualdade de oportunidades para que cada indivíduo se concretize.
Nesse pressuposto, a questão das acessibilidades é uma preocupação nossa, procurando para isso propor e a apoiar a eliminação de todas e quaisquer barreiras, sejam físicas, digitais ou comunicacionais, que se colocam aos cidadãos que vivem com limitações funcionais, desde a infância até à idade adulta.
PROPOSTA
A Iniciativa Liberal pretende que o concelho de Oeiras e, neste caso, a União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, mostrem de forma robusta e continuada esta preocupação. Para tal, vimos pela presente defender a instalação e facilitação de equipamentos infantis adaptados, propondo que na Quinta de Santo António, em Miraflores, seja criado um parque totalmente inclusivo.
FUNDAMENTOS
Não havendo dados específicos sobre o número de crianças com deficiência em Portugal, sabemos que 11% da população portuguesa (acima dos 5 anos) vive com alguma incapacidade (Censos 2021 | Eurostat).
O objetivo desta proposta é demonstrar que a eliminação de barreiras discriminatórias deve ser uma prioridade, reforçando a necessidade de proporcionar zonas de lazer às crianças com necessidades especiais, nomeadamente, com mobilidade reduzida e perturbações do desenvolvimento.
A instalação de equipamentos tecnicamente concebidos e adaptados como baloiços com assentos especiais, escorregas mais largos, carrosséis de acesso fácil, caixas de areia com altura ajustável ou pisos táteis, promovem a inclusão, permitindo às crianças com mobilidade reduzida, deficiência visual ou outras necessidades especiais, brincar em espaços abertos e em comunidade.
CONCLUSÃO
Com a criação de um parque totalmente inclusivo, permite-se que as crianças brinquem juntas, promovendo a integração e coesão social.
É ainda uma oportunidade para aumentar a sensibilização pública sobre a acessibilidade e a mobilidade para pessoas com deficiência, em particular das crianças, dando especial ênfase às instalações de lazer, lúdicas e desportivas, propondo, neste particular, que o parque inclusivo disponha de elementos informativos de forma a assinalar
Algés, 12 de dezembro
Ana Rita Reis
Iniciativa Liberal
