Menu Fechar

Proposta de Recomendação: Hastear da Bandeira Arco-Íris durante o Mês do Orgulho LGBTQIA+ UALCD

União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo

No mês de junho, celebra-se em todo o mundo o Mês do Orgulho LGBTQIA+, um período dedicado à afirmação da dignidade, da igualdade de direitos e da liberdade de expressão das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, intersexo, assexuais e de outras identidades e orientações. Esta celebração é também um momento de reflexão sobre as lutas históricas e contemporâneas por uma sociedade mais inclusiva, justa e respeitadora da diversidade.

A bandeira arco-íris, reconhecida internacionalmente como símbolo da comunidade LGBTQIA+, representa os valores da igualdade, da diversidade e da liberdade.

O seu hastear em edifícios públicos é um gesto simbólico, mas poderoso, que transmite uma mensagem clara de apoio e respeito por todos os cidadãos, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género, numa altura em que é cada vez mais necessário levantarmos a voz pelo humanismo e pela dignidade do ser humano.

Nesse sentido, vem o Grupo da Iniciativa Liberal na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo propor:

Que a Junta de Freguesia proceda ao hastear da bandeira arco-íris, em local visível da sua sede, como sinal de solidariedade com a comunidade LGBTQIA+ e de compromisso com os princípios da liberdade individual, da igualdade e do respeito pela diversidade.

Acreditamos que esta iniciativa reforça o papel da freguesia como promotora de uma convivência democrática, plural e inclusiva. Não se trata de uma ação partidária, mas de uma afirmação de valores universais partilhados por uma sociedade livre e moderna.

Algés, 26 de junho de 2025
Pelo Grupo da Iniciativa Liberal na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo,

  • APROVADA POR MAIORIA
    • Votos a Favor: IL, PSD, PS, INOVAR, CDU, Evoluir
    • Voto contra: CHEGA
Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024