Menu Fechar

Descentralização de competências – Escolas de Oeiras – UFALCD

No acordo de descentralização de competências no âmbito da educação designado como “Acordo Setorial de Compromisso entre o Governo e a ANMP (para a Descentralização nos domínios da Educação e da Saúde)” entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, foi estabelecida uma lista de escolas com o 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário que carecem de intervenção com algum grau de prioridade. Na lista anexa ao referido acordo constam as escolas que deveriam sofrer algum tipo de intervenção, algumas delas “muito urgentes”, e que, em princípio, caberia ao Governo Central financiar. Dessa lista constam 400 escolas, listadas por concelho.

Do concelho de Oeiras constam 11 escolas.

Destas 400 escolas com 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário em todo o pais, foram classificadas como necessitando de intervenção muito urgente, 31 (cerca de 8% do total da lista).

Das 400 listadas, há 11 no concelho de Oeiras. Destas 11, há:

·         Zero, com prioridade 1 (muito urgente);

·         5 com prioridade 2 (urgente);

·         6 com prioridade 3 (prioritário).

Das 11 escolas constantes da lista como carecendo de intervenção prioritária, há 4 sediadas na UALCD, sendo 3 com intervenções consideradas urgentes:

·         Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, Linda-a-Velha, Oeiras Urgente

·         Escola Básica João Gonçalves Zarco, Cruz Quebrada-Dafundo, Oeiras

·         Escola Básica de Miraflores, Algés, Oeiras

E uma com intervenção considerada prioritária:

·         Escola Secundária de Miraflores, Algés, Oeiras

A título informativo, o pais tem cerca de 3500 escolas do 1º ciclo, 900 do 2º ciclo, 1100 do 3º ciclo e 600 do secundário.

Embora tendo presente que estas competências de intervenção para realização de obras de beneficiação e reparação nas escolas residem no essencial no Governo;

Tendo  também presente a descentralização que se vem operando nesta matéria do Governo para as Câmaras, como o ilustra este acordo e respetivo anexo;

Tendo também presente que se vem operando alguma descentralização das Câmaras para as Juntas de Freguesia, por via da delegação de competências e contratos interadministrativos, recomenda-se ao Executivo que, naquilo que está ao seu alcance:

o   a) analise a situação destas 3 escolas;

o   b) procure reforçar junto da Câmara a necessidade de as obras previstas poderem avançar com financiamento do Governo.

Algés, 29 de Junho de 2023

Ana Rita Reis

Iniciativa Liberal

Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024