Menu Fechar

Proposta de Recomendação Isenção de Taxas para Atividades Culturais e Desportivas

  • É frequente sermos confrontados nesta Assembleia Municipal com pedidos do executivo municipal para isenções de taxas para eventos culturais vários, nomeadamente festivais de música, feiras, espetáculos de natureza desportiva e de divertimentos públicos, arraiais ou romarias, entre outros.

A Iniciativa Liberal considera que o princípio do utilizador pagador não deverá ser ignorado, não devendo a autarquia ser sobrecarregada com custos por organizações privadas.

Contudo, atendendo ao elevado número de pedidos de isenções que é apreciado nesta Assembleia e que são sempre aceites, consideramos ser da mais elementar lógica que um regime de exceção seja incluído em permanência para atividades de caracter cultural e desportivo de forma clara e transparente, no Regulamento de Permissões Administrativas, Taxas e Outras Receitas do Município de Oeiras (RPATOR).

  • A opção por clarificar o RPATOR apresenta inúmeras vantagens:
  • Permite-se que os promotores de eventos saibam à partida que taxas vão pagar em Oeiras, sem estarem dependentes de processos administrativos sempre vistos como de resultado incerto.
  •  Eliminação de burocracia, em vários níveis:
  • No promotor, que ao saber de antemão que a isenção existe deixa de ter necessidade de requerer as isenções.
  • No executivo municipal, uma vez que deixa de existir a necessidade de ter elementos do executivo a analisarem um a um esses pedidos.
  • Na Assembleia Municipal, ao evitar-se que tantos deputados municipais percam tanto tempo com processos que são sempre aprovados.
  • Nos serviços da autarquia, ao poupar-se a burocracia administrativa associada à aprovação dos pedidos de isenção.
  • Promove-se a simplificação e celeridade
  • Evita-se a discricionaridade na aprovação de pedidos de isenção.
  • Deixa de existir diferenciação entre promotores de eventos que conhecem o hábito municipal de isenção de taxas e o promotor incauto que o desconhece, garantindo desta forma a equidade entre todos os promotores.
  NÂO APROVADA
Votos a favor: Iniciativa Liberal e CHEGA
Votos Contra: Inovar, Evoluir , PS , PAN PSD, CDU

Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024