- É frequente sermos confrontados nesta Assembleia Municipal com pedidos do executivo municipal para isenções de taxas para eventos culturais vários, nomeadamente festivais de música, feiras, espetáculos de natureza desportiva e de divertimentos públicos, arraiais ou romarias, entre outros.
 
A Iniciativa Liberal considera que o princípio do utilizador pagador não deverá ser ignorado, não devendo a autarquia ser sobrecarregada com custos por organizações privadas.
Contudo, atendendo ao elevado número de pedidos de isenções que é apreciado nesta Assembleia e que são sempre aceites, consideramos ser da mais elementar lógica que um regime de exceção seja incluído em permanência para atividades de caracter cultural e desportivo de forma clara e transparente, no Regulamento de Permissões Administrativas, Taxas e Outras Receitas do Município de Oeiras (RPATOR).
- A opção por clarificar o RPATOR apresenta inúmeras vantagens:
 - Permite-se que os promotores de eventos saibam à partida que taxas vão pagar em Oeiras, sem estarem dependentes de processos administrativos sempre vistos como de resultado incerto.
 - Eliminação de burocracia, em vários níveis:
 - No promotor, que ao saber de antemão que a isenção existe deixa de ter necessidade de requerer as isenções.
 - No executivo municipal, uma vez que deixa de existir a necessidade de ter elementos do executivo a analisarem um a um esses pedidos.
 - Na Assembleia Municipal, ao evitar-se que tantos deputados municipais percam tanto tempo com processos que são sempre aprovados.
 - Nos serviços da autarquia, ao poupar-se a burocracia administrativa associada à aprovação dos pedidos de isenção.
 - Promove-se a simplificação e celeridade
 - Evita-se a discricionaridade na aprovação de pedidos de isenção.
 - Deixa de existir diferenciação entre promotores de eventos que conhecem o hábito municipal de isenção de taxas e o promotor incauto que o desconhece, garantindo desta forma a equidade entre todos os promotores.
 
  NÂO APROVADA
Votos a favor: Iniciativa Liberal e CHEGA
Votos Contra: Inovar, Evoluir , PS , PAN PSD, CDU
								Votos a favor: Iniciativa Liberal e CHEGA
Votos Contra: Inovar, Evoluir , PS , PAN PSD, CDU