União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo
No mês de junho, celebra-se em todo o mundo o Mês do Orgulho LGBTQIA+, um período dedicado à afirmação da dignidade, da igualdade de direitos e da liberdade de expressão das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, intersexo, assexuais e de outras identidades e orientações. Esta celebração é também um momento de reflexão sobre as lutas históricas e contemporâneas por uma sociedade mais inclusiva, justa e respeitadora da diversidade.
A bandeira arco-íris, reconhecida internacionalmente como símbolo da comunidade LGBTQIA+, representa os valores da igualdade, da diversidade e da liberdade.
O seu hastear em edifícios públicos é um gesto simbólico, mas poderoso, que transmite uma mensagem clara de apoio e respeito por todos os cidadãos, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género, numa altura em que é cada vez mais necessário levantarmos a voz pelo humanismo e pela dignidade do ser humano.
Nesse sentido, vem o Grupo da Iniciativa Liberal na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo propor:
Que a Junta de Freguesia proceda ao hastear da bandeira arco-íris, em local visível da sua sede, como sinal de solidariedade com a comunidade LGBTQIA+ e de compromisso com os princípios da liberdade individual, da igualdade e do respeito pela diversidade.
Acreditamos que esta iniciativa reforça o papel da freguesia como promotora de uma convivência democrática, plural e inclusiva. Não se trata de uma ação partidária, mas de uma afirmação de valores universais partilhados por uma sociedade livre e moderna.
Algés, 26 de junho de 2025
Pelo Grupo da Iniciativa Liberal na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo,
- APROVADA POR MAIORIA
- Votos a Favor: IL, PSD, PS, INOVAR, CDU, Evoluir
- Voto contra: CHEGA