Menu Fechar

Proposta de recomendação – Carris Metropolitana – UFOPAC

São conhecidas as dificuldades do novo sistema metropolitano de transportes públicos rodoviários de passageiros, dirigidos pela Área Metropolitana de Lisboa, por delegação dos municípios dessa AML e conhecido como “Carris Metropolitana”.

Nos municípios onde já foi implantado, estão identificadas, entre outras, as seguintes dificuldades: incumprimento dos horários dos autocarros; percursos suprimidos; falta de motoristas; falta de formação dos motoristas; e desespero dos utentes, com risco real de perda de emprego devido aos sucessivos atrasos, situação agora agravada com o inico do novo ano escolar.

Alguns municípios da AML, como é o caso de Oeiras, adiaram a entrada em funcionamento deste novo sistema de transportes, provavelmente tendo em conta as dificuldades e problemas que têm surgido. Segundo parece, em Oeiras o novo sistema terá início em Janeiro de 2023.

Porém, a responsabilidade e a exigência do cumprimento do contrato com a Carris Metropolitana, em toda a sua extensão, cabe à AML mas também aos diversos executivos municipais que subscreveram o contrato com a AML, firmado em 18.03.2019.

Assim, a Iniciativa Liberal de Oeiras, vem propor que se faça chegar ao Município uma recomendação para que sejam tomadas as acções necessárias junto da AML para resolver os problemas de funcionamento deste sistema de transportes nos municípios onde já foi implantado, mas sobretudo para prevenir que tais situações se venham a repetir no nosso município e, portanto, nos territórios das nossas freguesias.

Oeiras, 29.09.2022

Francisco Melo Albino

Membro da Assembleia de Freguesia

Eleito pela Iniciativa Liberal

Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024