Menu Fechar

Parque infantil inclusivo na Quinta de Santo António, em Miraflores

Proposta Iniciativa Liberal

ENQUADRAMENTO

Ser Liberal é, acima de tudo, procurar garantir que ninguém seja deixado para trás. A inclusão é uma bandeira liberal, porquanto sinaliza o imperativo de igualdade de oportunidades para que cada indivíduo se concretize.

Nesse pressuposto, a questão das acessibilidades é uma preocupação nossa, procurando para isso propor e a apoiar a eliminação de todas e quaisquer barreiras, sejam físicas, digitais ou comunicacionais, que se colocam aos cidadãos que vivem com limitações funcionais, desde a infância até à idade adulta.

PROPOSTA

A Iniciativa Liberal pretende que o concelho de Oeiras e, neste caso, a União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, mostrem de forma robusta e continuada esta preocupação. Para tal, vimos pela presente defender a instalação e facilitação de equipamentos infantis adaptados, propondo que na Quinta de Santo António, em Miraflores, seja criado um parque totalmente inclusivo.

FUNDAMENTOS

Não havendo dados específicos sobre o número de crianças com deficiência em Portugal, sabemos que 11% da população portuguesa (acima dos 5 anos) vive com alguma incapacidade (Censos 2021 | Eurostat).

O objetivo desta proposta é demonstrar que a eliminação de barreiras discriminatórias deve ser uma prioridade, reforçando a necessidade de proporcionar zonas de lazer às crianças com necessidades especiais, nomeadamente, com mobilidade reduzida e perturbações do desenvolvimento.

A instalação de equipamentos tecnicamente concebidos e adaptados como baloiços com assentos especiais, escorregas mais largos, carrosséis de acesso fácil, caixas de areia com altura ajustável ou pisos táteis, promovem a inclusão, permitindo às crianças com mobilidade reduzida, deficiência visual ou outras necessidades especiais, brincar em espaços abertos e em comunidade.

CONCLUSÃO

Com a criação de um parque totalmente inclusivo, permite-se que as crianças brinquem juntas, promovendo a integração e coesão social.

É ainda uma oportunidade para aumentar a sensibilização pública sobre a acessibilidade e a mobilidade para pessoas com deficiência, em particular das crianças, dando especial ênfase às instalações de lazer, lúdicas e desportivas, propondo, neste particular, que o parque inclusivo disponha de elementos informativos de forma a assinalar

Algés, 12 de dezembro

Ana Rita Reis
Iniciativa Liberal

Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024