Menu Fechar

COMUNICADO

COMUNICADO

Em Setembro de 2023, um artigo publicado num órgão de comunicação social informou os oeirenses da possibilidade de existirem gastos indevidos de dinheiro da CMO em almoços luxuosos. Logo na altura, a Iniciativa Liberal tomou posição através da então deputada municipal Mariana Leitão.

As notícias que então foram publicadas tiveram impacto nacional, tendo constituído motivo de paródia em vários programas de humor, principalmente devido à reação pouco institucional do presidente da autarquia, Dr. Isaltino Morais.

As notícias de buscas efetuadas pela Polícia Judiciária esta semana, relacionadas com o mesmo tema, demonstram que o assunto dos almoços continua a transmitir uma imagem bem negativa para Oeiras.

Tal como foi manifestado na altura, a Iniciativa Liberal repudia a banalização de comportamentos que, no nosso entender, são abusivos e lesivos dos interesses dos Oeirenses e contribuem para a degradação da imagem da classe política. 

À época, quando questionado em Assembleia Municipal, Isaltino Morais defendeu os gastos como sendo almoços de trabalho, não justificando, no entanto, a percepcionada extravagância e elevada frequência dos mesmos. Para se defender das acusações de ostentação e despesismo que estavam à vista de todos, o presidente da autarquia optou por respostas jocosas e sugeriu que era banal consumir garrafas de vinho de 50 euros em almoços que, argumentava, eram de trabalho. 

Esta semana repetiu os mesmos argumentos várias vezes, reforçando sempre a ideia que os almoços extravagantes eram trabalho. Para a Iniciativa Liberal, almoços de trabalho são tidos em contexto de trabalho, com a devida contenção, e em condições que devem ser exceção e não a regra, e as despesas de representação devem ser sempre justificáveis em função de objetivos concretos.

A investigação desencadeada pelas autoridades deverá seguir o seu rumo e, independentemente dos resultados desta investigação, há um responsável político pela má imagem transmitida por Oeiras ao resto do país e esse responsável é o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais.

Oeiras, 21 de Junho de 2024

A Coordenação do Núcleo de Oeiras da Iniciativa Liberal

Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024