Menu Fechar

Proposta de Recomendação

Criação de um Roteiro Gastronómico do Concelho de Oeiras

A gastronomia portuguesa é um reflexo da história e das tradições do país. Cada prato conta uma história, seja sobre a influência das grandes navegações, que introduziram ingredientes como especiarias e açúcar, ou sobre os costumes regionais que moldaram receitas icônicas.

Portugal apresenta uma diversidade incrível de recursos naturais que inspira a criatividade e o engenho do povo português, que transforma ingredientes simples em pratos memoráveis, como as saborosas açordas, as iguarias à base de bacalhau e as irresistíveis sobremesas conventuais criando uma identidade gastronômica única. Tudo isso contribui para uma cozinha rica em sabores, texturas e histórias

A mesa em Portugal não é apenas um lugar para comer, é um espaço de reunião e celebração, um traço profundo da cultura portuguesa.

Além disso, o ato de cozinhar e servir também é um gesto de carinho e hospitalidade, uma herança que passa de geração em geração. Esse sentido de comunidade e celebração da vida, através da gastronomia, é algo que ressoa em cada prato e torna Portugal tão especial, é o partilhar de momentos únicos.

A gastronomia tem um impacto profundo tanto na economia quanto no turismo, especialmente num país como Portugal, onde os sabores e tradições culinárias são uma grande atração. Aqui estão algumas formas pelas quais a gastronomia impulsiona ambos os setores:

Impacto Econômico:

  1. Criação de Empregos: A indústria de restaurantes, cafés, pastelarias, adegas e mercados locais geram milhares de empregos diretos e indiretos.
  2.  Inovação e Negócios: Chefs e empreendedores criam novos conceitos e experiências gastronômicas, fortalecendo o empreendedorismo um exemplo disso é o Oeiras InnovGastronomy CoLAB.

O Concelho de Oeiras com uma localização privilegiada junto ao rio Tejo e uma forte ligação à tradição e inovação destaca-se pela sua ampla e diversificada oferta de restauração de qualidade tendo alcançado uma notoriedade ímpar no sector proporcionando experiências gastronómicas únicas para todos os gostos.

Desde restaurantes especializados em peixe e marisco fresco, valorizando a herança piscatória da região, até espaços mais contemporâneos que exploram fusões de sabores internacionais, Oeiras apresenta uma excelente variedade de opções sempre com um toque de autenticidade e hospitalidade.

Em Oeiras, a gastronomia está intimamente ligada à apreciação de vinhos e sobremesas, enriquecendo a experiência culinária da região.

O destaque vai para o famoso Vinho de Carcavelos, uma verdadeira joia local. Este vinho generoso, de produção limitada, tem uma longa história que remonta ao século XVIII,

Promoção da cultura e turismo: Festivais e eventos culinários como o “Vinhos & Petiscos” ou iniciativas sazonais celebram os sabores locais, atraindo não apenas moradores, mas também visitantes.

Neste sentido, a Iniciativa Liberal propõe que a Assembleia Municipal de Oeiras reunida na sessão extraordinária 6/2025 de 18 de março de 2025 delibere recomendar ao executivo da Câmara Municipal que sendo a gastronomia uma peça chave da identidade cultural de Oeiras, recursos naturais e tradições e por forma a valorizar e promover a oferta gastronômica diversificada do concelho, a criação de um roteiro gastronómico abrangente e organizado tendo por objetivos:

  1. Promover a gastronomia local como uma alavanca para o turismo e a economia.
  2. Valorizar a identidade e história culinária do Concelho de Oeiras.
  3. Fomentar a integração entre tradição e modernidade na oferta gastronômica.
  4. Facilitar a acessibilidade a experiências gastronômicas únicas.
  5. Apoiar restaurantes, produtores locais e mercados municipais

Oeiras, 18 de março de 2025

A Deputada

Anabela Brito

Iniciativa Liberal

PROPOSTA REJEITADA

VotosForças Politicas
ContraInovar, Evoluir (coligação Bloco Esquerda, Livre e VOLT)
AbstençõesPS, CDU e PAN
A FavorIL e CHEGA
Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024