A situação de crise energética que vivemos e também a necessidade da utilização racional dos recursos escassos do planeta que habitamos, deve levar a uma tomada de consciência deste tema, de forma alargada pela comunidade.
A liderança pelo exemplo deve, também, ser dada pelas instituições. Para além do sinal que estaremos a dar à comunidade, a proposta que aqui se apresenta, será um contributo para melhorar a responsabilidade ambiental da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo . Assim, propõe-se:
1. Que esta Junta de Freguesia passe a divulgar, no seu relatório de atividade trimestral que envia a esta Assembleia de Freguesia, a informação referente ao consumo de energia (eletricidade, gás e combustível para viaturas) nos seus edifícios e outros espaços da responsabilidade desta Junta de Freguesia, bem como dos respetivos veículos e equipamentos.
2. Que esta Junta de Freguesia passe a divulgar, no seu relatório de atividade trimestral que envia a esta Assembleia de Freguesia, a informação referente ao consumo de água nos seus edifícios e outros espaços da sua responsabilidade.
3. Que esta Junta de Freguesia passe a divulgar, no seu relatório de atividade trimestral que envia a esta Assembleia de Freguesia, a informação referente à quantidade de resíduos produzidos nos seus edifícios e outros espaços da sua responsabilidade e, sendo possível, por tipo de resíduo, na medida em que tal seja possível implementar em função dos recursos disponíveis.
4. Que esta Junta de Freguesia considere recomendar ou adoptar, na justa medida das suas competências, a utilização de energias renováveis (fotovoltaica, eólica, solar ou outra) para o abastecimento energético dos seus edifícios e outros espaços, veículos e equipamentos, desde que o investimento se justifique do ponto de vista financeiro / económico. Propomos, para isso, a definição de um período de retorno inferior a 5 anos, ou outro que o executivo considere mais adequado em função do perfil de investimento requerido.
5. Que a informação referida nos pontos anteriores seja igualmente disponibilizada no sítio da Internet da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo.
A implementação destas recomendações deverá ser adequada, pelo executivo, no tempo e na periodicidade, em função dos recursos disponíveis para a sua concretização, sejam estes de disponibilidade de recursos de informação, humanos, materiais ou outros, requeridos para a implementação das mesmas.
Assembleia de Freguesia de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo
Pela Representante da Iniciativa Liberal
Rita Reis
