Menu Fechar

Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo, uma junta ambientalmente responsável – UFALCD

A situação de crise energética que vivemos e também a necessidade da utilização racional dos recursos escassos do planeta que habitamos, deve levar a uma tomada de consciência deste tema, de forma alargada pela comunidade.

A liderança pelo exemplo deve, também, ser dada pelas instituições. Para além do sinal que estaremos a dar à comunidade, a proposta que aqui se apresenta, será um contributo para melhorar a responsabilidade ambiental da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo . Assim, propõe-se:

1. Que esta Junta de Freguesia passe a divulgar, no seu relatório de atividade trimestral que envia a esta Assembleia de Freguesia, a informação referente ao consumo de energia (eletricidade, gás e combustível para viaturas) nos seus edifícios e outros espaços da responsabilidade desta Junta de Freguesia, bem como dos respetivos veículos e equipamentos.

2. Que esta Junta de Freguesia passe a divulgar, no seu relatório de atividade trimestral que envia a esta Assembleia de Freguesia, a informação referente ao consumo de água nos seus edifícios e outros espaços da sua responsabilidade.

3. Que esta Junta de Freguesia passe a divulgar, no seu relatório de atividade trimestral que envia a esta Assembleia de Freguesia, a informação referente à quantidade de resíduos produzidos nos seus edifícios e outros espaços da sua responsabilidade e, sendo possível, por tipo de resíduo, na medida em que tal seja possível implementar em função dos recursos disponíveis.

4. Que esta Junta de Freguesia considere recomendar ou adoptar, na justa medida das suas competências, a utilização de energias renováveis (fotovoltaica, eólica, solar ou outra) para o abastecimento energético dos seus edifícios e outros espaços, veículos e equipamentos, desde que o investimento se justifique do ponto de vista financeiro / económico. Propomos, para isso, a definição de um período de retorno inferior a 5 anos, ou outro que o executivo considere mais adequado em função do perfil de investimento requerido.

5. Que a informação referida nos pontos anteriores seja igualmente disponibilizada no sítio da Internet da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo.

A implementação destas recomendações deverá ser adequada, pelo executivo, no tempo e na periodicidade, em função dos recursos disponíveis para a sua concretização, sejam estes de disponibilidade de recursos de informação, humanos, materiais ou outros, requeridos para a implementação das mesmas.

Assembleia de Freguesia de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo

Pela Representante da Iniciativa Liberal

Rita Reis

Marina Pereira

Marina Pereira

Nº 3

Assembleia Municipal de Oeiras

Com formação em Matemática, Estatística, Actuariado e Gestão de Riscos Financeiros, trabalhei vários anos numa multinacional seguradora do ramo vida, onde dirigi a área técnica. Há 20 anos optei por sair para desenvolver o meu próprio negócio com uma pequena empresa agrícola e poder abrandar o ritmo de vida Agora com 58 anos e um filho de 14, proponho-me abraçar o desafio da política a nível local e integrando as listas de candidatura da freguesia e do concelho em que resido onde procuro colaborar para mudar algumas das coisas que critico ou repudio nessas estruturas, pela sua falta de visão, voluntarismo e eficiência. Espero, se for eleita, poder colaborar com os restantes eleitos para implementar uma prática mais transparente, esclarecendo os munícipes sobre as escolhas disponíveis em cada situação e qual a que irá ser a opção implementada, porque motivos e com que custo

Bruno Mourão Martins

Nº 1

Executivo Municipal

Anabela Brito

Anabela Brito

Nº 1

Assembleia Municipal

Membro da Assembleia Municipal

Sempre viveu no Concelho de Oeiras mais propriamente em Paço de Arcos.

Licenciada em História com frequência de Direito, concluiu uma especialização em Fiscalidade no ISCTE.

Frequentou o Curso de Relações Internacionais de preparação para a carreira diplomática e obteve formação ao nível da Gestão de Empresas.

Iniciou a sua carreira no sector do turismo tendo passado pela aviação e expo 98.

Foi docente e atualmente é empresária no ramo imobiliário.

Integra o Grupo de Coordenação Local do NT de Oeiras.

Substituiu Mariana Leitão na Assembleia Municipal de Oeiras em Janeiro de 2024